Hot Sites Anuncie Quem Somos Home


STELLA ISENÇÕES


CASA DOS MÓVEIS
Fanático Esportes
Unha tem Cura
Casas Soares
UTILITÁ
BWC/A
LS Tecnologia

Portais Aqui no Portal da Av. Paulista você Encontra:
Bares, Restaurantes, Cinema, Teatros, Shoppings, Consulados, Advogados, Lan house, Cafeterias, Produtos para informática, e muito mais.... Encontre o que você procura aqui!!!
Links Úteis
BUSCA RÁPIDA
Classificados
Portal da Av. Paulista e Região

NOTÍCIAS - BAIXA UMIDADE DO AR EXIGE CUIDADOS COM A SAÚDE; VEJA DICAS

O tempo seco ajuda a intensificar os problemas respiratórios

O período de inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. Porém, em 2011, outro fator vem preocupando as entidades de saúde: a falta de umidade. Nas primeiras semanas de agosto, Brasília chegou a registrar um nível de umidade comparável ao deserto do Saara, com 10% de umidade relativa do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Em outras regiões, a baixa umidade também causa desconforto, mas algumas atitudes podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.


De acordo com a pneumologista Valéria Martins do Hospital São Luiz de São Paulo, os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. "Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia", disse a médica.

Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. "Com toda esta poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar", falou a pneumologista.

Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos, como lembrou a médica. "Algumas dicas são simples e pode ajudar as pessoas, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa", disse.

Umidificadores
Atualmente está em alta o uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Existem vários tipos, mas o uso deles também deve ser controlado. "Esses umidificadores mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Recomendo que a pessoa utilize 3 a 4 horas antes de deitar e desligue-o. Se o ambiente tiver almofadas e cortinas, tanto vapor pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável", alertou a médica do Hospital São Luiz.

Alimentação
De acordo com a nutricionista Ana Paula Souza, é fundamental o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. "Eu sempre recomendo que as pessoas bebam bastante água, mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação", disse.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação. "É importante consumir saladas e frutas da época como abacaxi, melão e melancia, que são ótimos hidratantes naturais", falou a médica, que ainda fez um alerta para outras bebidas que podem ser menos benéficas.

"Não oriento as pessoas a consumirem muito chá, refrigerantes ou café, pois estas bebidas são diuréticas e não são tão eficazes para combater a desidratação", avaliou.

Para substituir estas bebidas, é indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais.

Exercícios físicos
Nesta época do ano, a prática de atividades físicas sem controle pode ocasionar problemas graves de saúde, como forte desidratação. A pneumologista Valéria Martins recomenda a seus pacientes que as atividades físicas sejam realizadas em horários específicos. "A pessoa deve fazer os exercícios em horários que a umidade não esteja tão baixa, evitando o período entre meio-dia e seis da tarde", disse.

Já a nutricionista Ana Paula Souza recomenda o consumo de água antes da prática de qualquer exercício. "Sempre que for fazer atividade física, procurar tomar um ou dois copos de água, para já ficar bem hidratado. Durante e após a prática, o consumo de líquido também é recomendado", completou.

Fonte: saude.terra

 
Academias
Advogados
Alfaiataria
Aluguel de carro
Aquários
Ar Condicionado
Arquitetos - Engenheiros
Artigos Esportivos
Assistência Técnica
Auditoria
Auto Escola
Automóveis - Elétrica
Automóveis - Peças e Serviços
Automóveis - Revendas
Banca de Jornais
Banco de imagem
Bancos
Bares
Bicicletarias
Bijuterias
Bonecas
Brechó
Brindes
Buffet
Cabeleireiros
Cafeterias
Calçados
Cama - Mesa - Banho
Carimbos
Cartuchos - Toners
Cds
Chaveiros
Churrascarias
Cinema
Clínicas
Classificados
Comunicação Visual
Condomínios
Consertos
Consulado
Consultoria
Contabilidades
Copiadoras
Copos e taças
Cortinas e Persianas
Costuras
Costureira
Culturas
Curso Informática
Cursos
Decorações
Dedetizadoras
Deficientes Fisicos
Dentistas
Desentupidoras
Distribuidora de água
Divisórias
Doces e Salgados
Economia de água
Editoras
Eletrônicas
Eletricistas
Eletro Eletrônico
Embalagens
Encanadores
Energia Elétrica
Engenheiros - Arquitetos
Enxovais
Equip. Segurança
Escolas - Particulares e Públicas
Estéticas
Estacionamentos
Eventos
Faculdades
Fantasias
Farmácias de Manipulação
Farmácias e Drogarias
Festas
Financeiro
Fisioterapias
Floriculturas
Fonoaudiologia
Forros
Fotos - Revelação
Fretados
Games
Gelaterias
Gessos
Gráficas
Guincho
Hidráulica
Hospital
Hotéis
Idiomas
Iluminação
Imobiliária - Imoveis
Informáticas
Internet
Jóias - Semi-jóias
Joalheria
Jornais
Lan House
Lanchonetes
Lava - Rápido
Lavanderias
Livrarias
Locação de grades de isolamento
Locação de lixeiras
Máquinas - Locação e Equipamentos
Móveis e Decorações
Manequin e busto
Massagistas
Materiais para Construção
Moda
Montagem de loja
Moto - Boy
Móveis
Negócios e Oportunidades
Ortopodologia
Oticas
Panificadoras
Papel de Parede
Papelarias
Pastelaria
Pinturas
Placas
Planos de Saúde
Podologia
Porcelanas
Presentes
Produtos Naturais
Quadros e Molduras
Rádio - Emissoras
Refrigeração
Restaurantes
Retífica
Roupas e Acessórios
Roupas íntimas
Sacolas
Sebo
Segurança
Seguros
Shoppings - Galerias
Som - Alarmes
Spa
Táxi
Talheres profissionais
Tapeçarias
Teatro
Tecidos
Telefones - Venda e Assistência
Terapia
Texturas
Transportes
Turismo
Utilidades Domésticas
Vídeo Locadoras
Veterinários - Artigos e Serviços
Vidraçarias
 
home | quem somos | anuncie
Fones: 11 2537.7481 | 2873.4344
contato@portaldapaulistaeregiao.com.br
2010 - Portal da Paulista e Região - todos os direitos reservados